Blog de ditos e expressões populares seu significado e sua origem (controvertida, às vezes). Nasceu da minha curiosidade pelo tema e é resultado de pesquisas na Internet.







sábado, 9 de novembro de 2013

Chutar o balde




Chutar o balde


O que significa?

Desistir de algo, agir irresponsavelmente.


Como surgiu?


Existem duas versões, mas nenhuma comprovada:


1) Uma diz respeito aos suicidas por enforcamento. Eles subiam num balde, amarravam a corda no pescoço e chutavam o balde para finalizar o ato.


2) Segundo outra, sua origem data da Idade Média dos matadouros de porcos. Os animais eram amarrados de cabeça para baixo, o que fazia com que eles perdessem sangue rapidamente. Quando o porco morria, alguém puxava a corda e batia o pé do porco na viga. Então eles diziam que o porco “chutara a viga”, isto é, podia ser limpo.




Estar com a faca e o queijo na mão

O que significa?

Ter a possibilidade de resolver um assunto, fazer alguma coisa acontecer.


Como surgiu?

Essa expressão foi registrada pelo escritor Mário Palmério em seu livro “Chapadão do Bugre”, lançado em 1965. A personagem José de Arimateia encontra a noiva com outro homem, Inacinho, e narra desta maneira o flagrante:E ali estavam os dois. Ela, dorso nu estendido na cama, oferecendo o ‘queijo’. Ele, em pé, com a ‘faca’ na mão.” Provavelmente esta expressão já era usada em Minas Gerais na linguagem coloquial.
Imagem: www.inglesnapontadalingua.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário