Blog de ditos e expressões populares seu significado e sua origem (controvertida, às vezes). Nasceu da minha curiosidade pelo tema e é resultado de pesquisas na Internet.







sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Custar os olhos da cara


Custar os olhos da cara


O que significa?
Custar muito caro, ter um preço exorbitante.


Como surgiu?

Três possibilidades:

1) Essa expressão teve origem já na Grécia, onde muitos poetas eram cegos. O primeiro deles foi Tâmires. Ele se dizia melhor cantor que as Musas, filhas de Zeus. Elas ficaram furiosas e, iradas, tornaram-no cego. Também ficaram cegos m Dáfnis, Teiresias, Estesícoro e até o próprio Homero, mas não eram as Musas que os cegavam, e sim os reis gregos, porque os queriam para seu deleite, por isso os tornavam dependentes, arrancando-lhes os olhos.

2) O povo bárbaro arrancava os olhos de seus prisioneiros.

Esta expressão foi citada em uma de suas peças pelo dramaturgo romano Tito Mácio Plauto, que viveu durante o período republicano. “Custava os olhos da cara, ser poeta na Grécia antiga ou cair nas mãos dos bárbaros”.

 3) Ainda há a versão que diz ter essa expressão surgido quando o conquistador espanhol Diego Almagro perdeu um olho durante uma batalha em uma fortaleza inca.



Motorista Barbeiro

O que significa?

Mau motorista. A associação de mau motorista a barbeiro é brasileira.

Como surgiu?

Essa expressão veio de Portugal. No século XIX, os barbeiros, além de cortar cabelo e fazer barba, tiravam dentes, cortavam calos, etc. Logo, porque não eram profissionais especializados, esses serviços ficavam mal feitos, deixando cicatrizes. Sendo assim, desde o século XV, passou a se usar a expressão “coisa de barbeiro” a todo o serviço mal feito.


Imagem:educar.wordpress.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário