Blog de ditos e expressões populares seu significado e sua origem (controvertida, às vezes). Nasceu da minha curiosidade pelo tema e é resultado de pesquisas na Internet.







domingo, 8 de dezembro de 2013

De tirar o chapéu


De tirar o chapéu

O que significa?


Quando nos referimos a algo muito bom. Remonta aos tempos em que o chapéu era muito usado.


Como surgiu?

Os portugueses trouxeram essa expressão para o Brasil. Ela data da época do rei Luís XIV, que criou um manual orientando as pessoas para o uso correto do chapéu na corte e indicava que o chapéu. que só poderia ser tirado em ocasiões especiais. Surgiu, desse modo, a pergunta: é de “tirar o chapéu?”, quando havia dúvidas sobre se era uma ocasião de “tirar o chapéu.”



Espírito de porco
O que significa?


Significa estraga-prazer, a pessoa que deixa os outros embaraçados, diríamos hoje “um mala sem alça”.

Como surgiu?


Sabemos que o porco está associado à sujeira, à falta de higiene, à impureza, até, conforme a bíblia, ao pecado e ao demônio. Essa ideia foi passada aos escravos que faziam qualquer trabalho, mas tinham pavor de matar os porcos, porque tinham medo de que os espíritos dos suínos fossem atormentá-los à noite. Eles acreditavam nisso por causa da morte dolorosa dos porcos com uma profunda facada no coração, o sangue jorrava até o animal esvair-se aos gritos. Os escravos também acreditavam que o espírito do porco ficava em quem o matava.

Imagem: pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário