Blog de ditos e expressões populares seu significado e sua origem (controvertida, às vezes). Nasceu da minha curiosidade pelo tema e é resultado de pesquisas na Internet.







domingo, 22 de setembro de 2013

Fechar com chave de ouro


Fechar com chave de ouro




O que significa?
Concluir bem, perfeitamente.


Como surgiu?

O último verso do soneto chama-se “chave de ouro”. É o verso que o fecha de forma perfeita. Sonetos que permanecem através dos tempos são os que terminam com “chave de ouro”.


No tempo do Onça


O que significa?
Significa algo muito antigo, dos tempos de antanho.


Como surgiu?

Luiz Vahia Monteiro, que governou o Rio de Janeiro pelos idos do início do século XVIII, era apelidado de Onça, devido a sua severidade e exigência quanto ao cumprimento das Leis. Governava com “mão de ferro”. Os governos seguintes não governaram com tanto rigor, portanto houve os que sentiam saudades da administração de Monteiro e diziam que no tempo do Onça é que era bom.

Imagem: www.blogdomatuto.com.br 

Um comentário:

  1. "“Mas será o Benedito!?” Quem já não ouviu, mesmo em filme, esta exclamação dita em momentos em que nada está dando certo? Pois é, foi isso que acabei de gritar lá na cozinha antes de me rir da situação pois tal expressão “é do tempo do bensoizinho”. Esta última (...) http://socronicas.blogspot.com.br/2008/04/ser-o-benedito.html

    ResponderExcluir