Blog de ditos e expressões populares seu significado e sua origem (controvertida, às vezes). Nasceu da minha curiosidade pelo tema e é resultado de pesquisas na Internet.







quinta-feira, 9 de maio de 2013

Cair de paraquedas

Cair de paraquedas
O que significa?
Aparecer inesperadamente, iniciar uma atividade sem habilitação ou preparação.

Como surgiu?
Penso que tenha surgido numa alusão com a descida de alguém de paraquedas, que dificilmente cai num ponto certo.

Onde Judas perdeu as botas

O que significa?
Designa um lugar muito longe, que não se conhece, ao qual é muito difícil chegar.

Como surgiu?
A origem desta expressão está ligada a uma história que se conta, mas que não foi comprovada. Judas Iscariotes, após entregar Jesus por 30 moedas de prata, arrependeu-se do que fez e enforcou-se numa árvore. Quando os soldados encontraram Judas, notaram que ele estava sem as botas e sem o dinheiro e deduziram que ele havia colocado as moedas dentro das botas e escondeu-as. Eles saíram em busca dos calçados de Judas. Nunca se soube se encontraram ou não as botas com o dinheiro da traição.

Será o Benedito?


O que significa?
Usa-se essa expressão quando estamos diante de uma situação inesperada, indesejável.

Como surgiu?
A explicação mais aceita para esta expressão é que ela teria aparecido na década de 1930, em Minas Gerais. O presidente Getúlio Vargas demorava muita para nomear o interventor do estado, o que causou uma grande inquietação entre os adversários políticos de um dos fortes candidatos ao posto: Benedito Valadares. Seguidamente, eles perguntavam: “Será o Benedito?” O fato é que Getúlio nomeou Benedito Valadares como interventor de Minas Gerais em 12 de dezembro de 1933.

Imagem: blog.ainon.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário