Blog de ditos e expressões populares seu significado e sua origem (controvertida, às vezes). Nasceu da minha curiosidade pelo tema e é resultado de pesquisas na Internet.







segunda-feira, 20 de maio de 2013

Arrastar a asa


Arrastar a asa

O que significa?
Segundo o Dicionário inFormal online de Português,  "arrastar a asa" quer dizer insinuar-se para alguém com intuitos amorosos.

Como surgiu?
Surgiu numa analogia de como o galo corteja a galinha: ele arrasta a asa para ela. O galo é o símbolo do macho dominador, daí “arrastar a asa” inclui a demonstração de habilidades de macho.
Bode expiatório
O que significa?
Indica um inocente que leva a culpa de um ato que não cometeu.

Como surgiu?
É uma expressão conhecida universalmente, cujas origens estão na tradição dos hebreus, povo que realizava sacrifícios com animais com a finalidade de redimir-se de seus pecados. Era costume os sacerdotes levarem ao templo dois bodes no dia da expiação (dia de fazer penitência para aplacar a divindade): um deles era escolhido para ser sacrificado, e sobre a cabeça do outro, o sacerdote colocava as mãos e confessava todas as culpas das pessoas e depois o soltavam no deserto, onde os pecados eram resgatados. Dessa maneira, o povo de Israel ficava purificado.

Sem eira nem beira

O que significa?
Pessoas sem recursos financeiros, pobres, sem bens.

Como surgiu?
Para esta expressão, encontrei duas explicações:

1)Segundo o dicionário Houaiss, eira é um local de terra batida, cimentado ou lajeado, próprio para debulhar, trilhar, secar e limpar cereais e legumes. A eira ficava ao ar livre. Beira é a beirada da eira. Logo, quando a eira não tinha beira, o vento levava os grãos para longe, e o dono ficava sem nada.

2)Já no Nordeste do Brasil, a explicação é outra: antigamente, as pessoas ricas construíam suas casas com um telhado triplo: a eira, a beira e a tribeira (que era a parte mais alta). Os pobres, porque não tinham dinheiro, erguiam suas casas só com a tribeira. Logo, suas casas não tinham “eira nem beira” (nem eles).

Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário