Blog de ditos e expressões populares seu significado e sua origem (controvertida, às vezes). Nasceu da minha curiosidade pelo tema e é resultado de pesquisas na Internet.







terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Calcanhar de Aquiles



Calcanhar de Aquiles

O que significa?
Ponto vulnerável.

Como surgiu?

A origem da expressão vem da mitologia grega, segundo a qual Aquiles, filho do rei Peleu e da deusa Tétis, ao nascer, foi banhado pela mãe nas águas do rio Estige, considerado mágico, para torná-lo indestrutível. Apenas o calcanhar por onde Tétis o segurou não foi molhado e continuou vulnerável. “Algumas variantes dizem que Aquiles foi flechado no calcanhar por Páris, que conhecia seu segredo. Mas não há citações em Homero sobre a morte do herói”, diz o mitólogo Henrique Murachco, da Universidade de São Paulo.


Vá se Queixar ao Bispo


O que significa?
Mandar alguém se queixar de seu problema a outra pessoa.


Como surgiu?


Na época do Brasil Colônia, havia a necessidade de povoar a terra recém-descoberta, por isso era fundamental no casamento que a mulher fosse fértil. Sendo assim, a Igreja permitia que os noivos tivessem relações sexuais antes do casamento, que era a única maneira de o jovem saber da fertilidade de sua noiva. Muitas e muitas vezes aconteceu de o noivo fugir logo após o ato consumado. E o que acontecia? A noiva inconsolada pelo abando ia queixar-se ao bispo, que providenciava a captura do espertalhão.



Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário