Blog de ditos e expressões populares seu significado e sua origem (controvertida, às vezes). Nasceu da minha curiosidade pelo tema e é resultado de pesquisas na Internet.







quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura



Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura

O que significa?

Persistência, tenacidade, perseverança, obstinação.

Como surgiu?

O autor que primeiro usou essa expressão foi o latino Ovídio(43 a.C.-18 d.C.). Ele foi exilado sem saber o motivo e escreveu, em vista disso, "A água mole cava a pedra dura”, provavelmente querendo descobrir por que teve de deixar o seu país.  Como acontece com muitos ditados populares, portugueses e brasileiros usam a rima para que seja memorizado, daí a evolução para "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".


Lua de mel


O que significa?


Segundo o dicionário Houaiss, essa expressão refere-se ao “início da vida em comum, correspondendo mais ou menos ao primeiro mês que se segue ao casamento, quando os cônjuges procuram adaptar-se e conhecer-se melhor”.


Como surgiu?


A origem desta expressão é apenas uma hipótese. Na Irlanda, na Idade Média, os recém-casados, durante um mês depois de seu casamento, tomavam uma bebida conhecida como hidromel, cujos principais ingredientes eram água, mel, malte, levedo, pois segundo este povo o mel era considerado fonte de vida, além de ter propriedades afrodisíacas. Contava-se, então, o tempo por uma calendário lunar, por isso esse fato ficou conhecido como “lua de mel”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário