Blog de ditos e expressões populares seu significado e sua origem (controvertida, às vezes). Nasceu da minha curiosidade pelo tema e é resultado de pesquisas na Internet.







sábado, 30 de março de 2013

Cabra da peste




Cabra da peste

O que significa?
Segundo o dicionário Houaiss, é um regionalismo nordestino que possui dois usos, ambos com uso informal:

1)”indivíduo admirado por seu valor, lealdade, coragem, disposição, capacidade de trabalho ou outra qualidade; cabra bom da peste” e
2)”indivíduo mau, temido ou respeitado por sua valentia, frieza, crueldade; cabra da moléstia, cabra-macho”.

Como surgiu?
O primeiro significado provém do seguinte: no Nordeste brasileiro, chove muito pouco e não raro há períodos de seca. O nordestino sofre porque não pode plantar e não tem água nem para suas necessidades básicas. Logo, a seca para ele é um flagelo, uma calamidade uma peste que assola a região e mata de fome e sede homens e animais.
O segundo motivo é que, no início do séc. XX, a região era atacada por epidemias, e não havia recursos para curar a população e seguidamente as pessoas morriam. Assim, quando uma pessoa era atacada pela peste, por medo de pegar a doença, todas se afastavam do cabra da peste. 

Fila indiana

O que significa?
Pessoas ou objetos colocados um depois do outro, em fileira.

Como surgiu?
Surgiu da maneira como caminhavam algumas tribos de índios americanas: um atrás do outro, em fila, para que os índios que caminhassem atrás apagassem as pegadas dos que iam à frente.

Resposta lacônica

O que significa?
Resposta breve, concisa.

Como surgiu?
Felipe da Macedônia ambicionava dominar todos os povos gregos. Para isso organizou e treinou um exército e conquistou outros territórios, onde se fez aclamar rei. Esparta, que ocupava a região sul da Grécia, que era chamada de Lacônia, resistiu. Felipe cercou, então, a Lacônia e enviou uma mensagem aos espartanos: “Se não se renderem imediatamente, invadirei suas terras. Se meus exércitos as invadirem, pilharão e queimarão tudo o que vocês mais prezam. Se eu marchar sobre a Lacônia, arrasarei sua cidade”. Alguns dias depois, Felipe recebeu uma carta com a seguinte palavra: “SE”, isto é, uma resposta muito precisa, muito sintética.

Imagem: biblio.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário